TraJetória

“A vida é movimento. Viver é estar em estado de travessia.”
Jorge P. Ribeiro

Ki Banca era o nome da livraria. Talvez ela nem exista mais. Fato é que, era lá que minha mãe me levava pra ver os livros desde muito novinha. E era lá que eu deixava, nos meus aniversários, tudo o que conseguira acumular de moedas ao longo dos meses.

Muito cedo tomei gosto pela leitura. A infância foi escassa, a adolescência conturbada. Só tinha uma coisa na qual eu acreditava que mudaria o destino: o CONHECIMENTO.

E conhecimento, como vim a aprender recentemente, é cuidado. O maior poder de ‘saber sobre algo' é ter a possibilidade de salvar alguém (ou a si mesmo). E esse cuidado é um valor pra mim.

Foi após escolher a Psicologia e ao longo do curso que me encantei pelo estudo do comportamento humano. Na jornada pela busca de conhecer como as pessoas funcionavam, a docência se sobrepôs.

Fui monitora, ia a congressos, participava de eventos científicos e voltava querendo compartilhar o que aprendi com quem lá não esteve. Mais uma área me encontrou: quero ser professora! Me formei, continuei a trajetória, a clínica também me ‘fisgou’.

Em 2019, morei por um período na Flórida - Estados Unidos. Essa experiência foi um divisor de águas em minha vida. Mudou a forma como via o mundo e, principalmente, a mim mesma.

Anos mais tarde, já com especialização e mestrado, e dando aula por quase uma década, sigo cultivando esse valor: compartilhar o que aprendi até aqui, de forma afetuosa e interessada.

Acredito que precisamos ser viventes nessa terra, e não apenas sobreviver onde estivermos.

Vivo para criar minhas filhas, contemplar a natureza, assistir filmes e séries (de preferência aqueles baseados em fatos reais), para apreciar vinhos e uma cervejinha a pretexto de qualquer bom encontro; para ter diálogos profundos; para viajar até lugares em que possa conhecer mais; para me desenvolver; para escutar músicas (do sertanejo ao exaltasamba); para aprender hábitos melhores; para tomar café preto e puro ou um bom mate cevado; para compartilhar reflexões; para libertar emoções; para promover saúde mental; para desenvolver autonomia, responsabilidade e empatia; e por aí vai; e eu vou!

Espero que, se for útil pra você, possa vir comigo. Bora?

formação e atuação

“Sentir também é jeito de dizer a verdade.”
Aline Bei

Sou psicóloga, professora, Mestre em Psicologia e Analista do Comportamento.

No âmbito da Psicologia Clínica, trabalho como psicoterapeuta, acompanhando jovens e adultos por meio de atendimentos particulares, individuais e remotos (preferencialmente on-line, com chamadas de vídeo). Orientada pelo referencial teórico das terapias comportamentais e contextuais, aliada a prática baseada em evidências e a visão das neurociências, trabalho pela promoção da saúde mental, assim como pelo desenvolvimento da autoestima, da autonomia e da autenticidade de quem acompanho.

Atuo também como supervisora e consultora, para Psicólogas Clínicas que desejam melhorar seus atendimentos, com vistas a uma abordagem PRÁTICA, com ética e leveza.

Comprometo-me, em cada experiência de psicoterapia ou supervisão, a trabalhar por meio de escuta qualificada, posicionamento ético, acolhimento, diálogo, senso crítico e, sobretudo, respeito e afetividade.